segunda-feira, 20 de setembro de 2010

EVIL DEAD - 1981



Vida de bandido é meio foda mesmo! Imagina bandido que gosta de cinema como os daqui?! Ver o que? Bem... De último corri pra assisitir ARRASTE-ME PARA O INFERNO e enquanto a dama que me acompanhava pragejava todoas as odes do mau contra a pelicula, em meio a sua bacia de pipocas, eu estava feliz da vida!

No filme, Sam Raimi retrata um universo totalmente pop e bizarro, retomando um genero que ele conhece como ninguém. Afinal de contas, ELE CRIOU ESSE TAL GÊNERO! E o filme de hoje provará isso que dizemos aqui. Senhoras, senhores, moças virgens, tias encalhadas, ladrões, putos e santos... Com vocês, EVIL DEAD!

Ta a gente sabe, falar em Sam Raimi, hoje cineasta celebrado, com sucessos de crítica como A Simple Plan e sucessos de público como Spider-Man em 1981 é longinqua viagem mas isso se faz necessário para que possamos entender a película em questão, hoje; Sua carreira começou com filmes modestíssimos, que se tornaram cultuados e superestimados. Falamos então de um estudante de cinema de Yale, que tinha como amigos, uns irmãos judeus estranhos, tais de John Coehn e Etah Coehn, só... Esses dois malucos seriam seus assistentes, as namoradas seriam atrizes e um ótimo ator de teatro de nome Bruce Campbell, seria o tal protagonista. Era só partir para as filmagens. Mas não ia ser tão fácil.

Com 200 mil dolares coletados de emprestimos e hipotecas, cameras surrupiadas do equipamento das faculdades dos moços, locações tacanhas na Florida, perto de Canaveral Cabble e muita criatividade, os doidão começaram a rodar o filme:
Trata-se de cinco amigos (dois rapazes e três garotas) que vão passar o fim-de-semana numa cabana na floresta. Lá encontram um livro antigo e uma gravação com a tradução das inscrições aparentemente indecifráveis. Como curioso é a imagem do satanás, eles ouvem a porra da fita e diaba desperta tudo que é exu, entidade e demônios que vão se apossando dos seus corpos, um a um.

Apesar do tema, não se trata de um filme de horror. Pelo contrário, a violência exagerada lembra os desenhos animados de Tex Avery e a encenação infantilizada sofre forte influência de The Three Stooges (Os Três Patetas). Ae vem a critividade:

Como a grana era pouca e não dava para fazer muitas externas, Sam Raimi concentrou toda a ação dentro da cabaninha. Alí, em um plano sequencia, filme esses cabra sendo possuídas por demônios, transformando-se em criaturas nojentas e em seguida sendo mutiladas e desmembradas pelo herói Ashley, interpretado de forma extremamente caricata por Bruce Campbell. Era a fórmula sendo pronta...

A partir do enorme sucesso posterior que o filme teve, EVIL DEAD se torna principal referência para absolutamente tudo que se faz no genero terror, hoje em dia. Todos os grandes filmes lucrativos que entraram para história adotaram essa fórmula e Sam Raimi, se tornou um dos grandes mestres da cousa toda. Mas num tem que ficar assuntando muito aqui... O filme, legendadinho, completo e gratuíto tão ae pra vocês assistirem. Cliquem ae e eu...

Corri!!




15 comentários:

Claudio Cox disse...

crássico!

Zé Nogueira disse...

nossa que saudade desse filme! Campeão de locação da Frisson vídeo!

Kleber disse...

é interessante a aboragem de vcs acerca de filmes que não tem aquele apelo academico de classicos. Com os bons textos que tem aqui, ótimas informações, o devido valor é dado a eses filmes.

ótimo blog

Elder disse...

pois é mais tem que esperar 30 anos pra se reconhcer que o filme é bom né não mano?
valeu pelo filme!

Daniel disse...

ah mano nem tem que se preocupar com isso ta ligado. Acho que se o bagulho é bom e é da hora tem que curtir e pronto, sem esperar muito da mídia e tal. eu mesmo não preciso de critico pra fazer minhas parada. O filme é bokm e pronto

Kleber disse...

Mas eu não falei que eu preciso de a ou b para orientar meu gosto. Apenas falei de uma tendencia mercadológica nos antros de formação de opinião, creio que vc não tendeu o que eu falei

Daniel disse...

?????? Antro? Antra? Antrhax? Que ce ta falando mano? Se liga rapá!

Cecilia disse...

Xiiiii... Pensei que isso tinha parado por aqui. Bem, gostei demais do filme. O Sam Raimi ta com esse novo citado em cartaz e é muito bom também!

beijo

André disse...

ixi mano sei nadasisso não sei que o filme é loco e isso que vale!

MARCELO MENDEZ disse...

QUE PORRA É ISSO?! Como eu ja falei que, politicamente eu não correto, politicamente eu sou é o Diabo, vou logo dando os nome dos boi: KLEBER E DANIEL!

Vcs pensam que estão onde? Na porra do jardin de infância? Fazendo debate de playground de condominio?! Pó parar! Não esperem no entanto que a gente vá proibir, barrar, tutetlar; Os comentários seguirão livres e vcs QUE CRESÇAM! Não é possivel que uma opinião diferente, cause uma ferida nos egos de égua! Para com essa putaria e entendam que aqui o lance é cinema! Frescuragem, vão fazer no inferno!

Grato

Marcelo Mendez

Anônimo disse...

Sobre a discussão, é verdade que a "academia" (no sentido dos festivais, da crítica, dos cineclubes.. dos meios "formais" de circulação de cinema, textos e tal) é que valoriza uma obra ou não. O Kleber tem razão que o trunfo dos Bandidos é não escrever cagando goma (com excessão de mim, como vocês podem ver, hahaha) pra tirar esse peso de "formadores de opinião" e etc. No entanto, o Daniel falou que não se deve preocupar com isso, o que é verdade. Porém, quem movimenta a maquina é essa "academia": eles escolhem o que você vai assistir. Você não consegue, no Brasil, assistir um lançamento obscuro do Uzbequistão, você vai assistir o filme premiado em cannes que vai passar nos Festivais, saca? Tudo que chega até aqui e tudo que é produzido passa por uma "mentalidade" do momento, essa formada pelos meios que eu já citei. O próprio Bandidos, não é novidade: Russ Meyer, Jess Franco e outros já foram "exaltados" antes... e é assim que os mitos são criados!

Topine

Paulinho Z.S disse...

Eitaaaa até que enfim alguemcom calsse nesse negócio1 Valeu topine! E galera, o filme é do caraio assistam ae e fiquem de boua!

abs

Rogério disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! mas o melhor de tudo é a "Paciencia" do Marcelo... kkkkkkkk...

Kleber disse...

Ó nem vou falar mais senão o marcelo me bate... kakakakaka

Daniel disse...

Eu também vo ficar quieto... rsrsrs... Marcelo, so amigo tá? rsrsrsrs