terça-feira, 19 de outubro de 2010

SOUL KITCHEN 2009


Depois de enfrentarmos uns problemas técnicos com nossos players de vídeo, o jeito foi dado com o sofisticado Megavideo e a estréia do danado vem com um filme que marca primeiro por seu espirito pop, sua trilha sonora negona balançante e segundo, pelo seu diretor ímpar, Fatih Akin que já havia feito classicos como CONTRA PAREDE e agora vem a tona com o imperdivel SOUL KITCHEN de 2009. Vamos a pelicula portanto...


Soul Kitchen é o nome de um restaurante, cujo dono é o imigrante Zinos (Adam Bousdoukos, que é também roteirista do filme). O fazedor de rango, prima por seu junk foood terceirão, sem muito esmero, o que agrada os seus frequentadores. Mas Zinos está cheio de problemas...



Para continuar com seu restaurante, ele tem que vencer os diversos obstáculos que aparecem, entre eles a distancia de sua namorada, dificuldades financeiras, o irmão pedindo sua ajuda, essas coisas de sempre. E superficialmente é até aí mesmo. Porém, é nas entrelinhas que encontramos o verdadeiro Fatih Akin.



Mais que uma cozinha, mais que um restaurante, o filme fala de áreas, não só em Hamburgo, mas que no mundo todo, estão sofrendo com a especulação imobiliária. Áreas onde, a alma, o “soul”, acaba dando lugar a enormes emprendimentos frios, porque tornam-se de uma hora outra pra outra, valorizadas.



Não há limites para essa especulação. Nem que para isso, tenha que se “fuder” com o governo. Como na cena em que Thomas, seu amigo de colégio, o especulador, interpretado por por Wotan Wilke Mõhring tranza com a fiscal do governo no meio do restaurante e ainda tira fotos em seu celular. No final, ele mesmo afirma estar feliz por “fuder com o governo”.

Mais longe ainda, o filme fala de como o alemão trata seu imigrante. Com certo preconceito e desprezo, mais que isso, com uma certa limitação de até onde pode esse imigrante chegar, como colocou muito bem Eduardo Diaz em sua crítica na Revista Cinética.



O restaurante “Soul Kitchen” tem um público, mesmo que limitado, mas um público que frequenta quase que diariamente o restaurante. Tentando solucionar seus problemas, Zinos tenta realizar uma mudança no cardápio para atrair novos frequentadores. A mudança é recusada porque, para seus frequentadore, não precisa de nada disso. Basta que os imigrantes limpem seu chão e sirva seus pratos.



Ponto para a reflexão!



Agora chega de falatório e assistam ae! Para encher a tela, é no sexto botão do player



Corri...






3 comentários:

Pedro Pellegrino disse...

Porra, tô adorando esse filme, me fez lembrar o "Segunda-Feira ao Sol" e o "Santa Maradona", taí dois filmes pra vocês colocarem aqui. Só não estou conseguindo ver o final do filme,rs, depois de 75 minutos expira o limite de download, algo assim. Abraços.

MARCELO MENDEZ disse...

É pedrão!!! o Megavideo tem isso! Mas agora voltaremos ao player antigo e isso será solucionado! Pó ver sem limites mesmo!

Abraço!

Pedro Pellegrino disse...

Valeu,Marcelão! Continuem disparando! Grande abraço.