quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA - 1961



A bala ta na agulha!!! Hoje o Cine Xangai traz pra sua tela um filme de cabra bruto mesmo!

O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA do grannnnndeee John Ford é nosso filme em cartaz...

No ano da graça de 1960 Ford já tava com saco cheio de cinema. Era sempre os mesmos problemas, as mesmas pressões, a cobrança para a porra da “modernidade” por parte daqueles que não entendem a necessidade dessa mesma novidade, dialogar com a tradição; Tava ruim para o mestre. Ford é sem duvida o pai do cinema americano. Um cara que meteu na tela a história da formação do estado americano, de uma maneira corajosa, que americano nenhum queria ver. Falou de Monument Valey e das agruras dos pioneiros como ninguém. Não tinha o menor interesse portanto, nas porcariadas dos filmes trash e dos noir metidos a besta. Ford era um homem rude. E seu cinema, só entrou pra história porque ele soube retratar isso, o lirismo da rudeza como ninguém.

Foi então que num dia desses, de porra nenhuma pra fazer, que o nosso homem leu um conto da escritora Dorothy Johnsom e pimba! Tava alí o que ele queria fazer!!! Dessa forma começa a adaptação do roteiro do Homem Que Matou o Facinora. E não seria como os western's que se viam há época.

O filme começa com a história do senador é Ransom Stoddard (James Stewart) e sua esposa, voltando para a pequena Shinbone no Colorado, para um funeral. Ao chegar na estação de trem local é recebido por um jornalista amigo, o cachaceiro Dutton Peabody. A sua chegada o remte a lembranças que ele narrará ao longo do filme. De cara, lembra-se da sua amizade com Tom Doniphon, (ESTUPENDAMENTE INTERPRETADO POR JOHN WAYNE...) um pistoleiro que entende que o melhor jeito de manter a ordem é na bala. Recorda-se de como foi espancado e roubado pelo cabra sem-mãe, sangue-no-zóio, Liberty Valence e de como jurou meter o sujeito em cana pelas vias da lei.

As diferentes formas de ver a vida entre Stoddard e Doniphon gera o conflito todo filme e de toda a nação americana. Qual a melhor forma de resolver os problemas? Na força? Na lei? Com paciencia? Ou com Bala? O tempo todo essa tensão é latente no filme.

A presença do ladrãozão Liberty Valence, tocando o satanas na cidade, no terror total mesmo, gera sentimentos multiplos em quem o ve atuando.

Em uma dessas tretas, no restaurante onde Stoddard teve que dar um trmapo depois de ser roubado po Valance e seu bando, rolou la uns stress. Foi dito alguma coisa atravessada, o bandidão ficou na febre e pronto; Chamou o nosso mocinho da lei pra um duelo bala-com-bala na praça.

No entanto, no tal duelo, cousas estranhas acontecem e isso os senhores vão ter que clicar ae no play do vídeo, aumentar a tela e asisitir pra saber que a bandidagem aqui já falou demais. Tae o filme completo, com legenda, e tudo que vocês num tem direito mas que a gente disponibiliza porque somos uns ladrão bonzinho...

Corri!!


Um comentário:

Milla disse...

Marcelo, será que tu consegue Blue Velvet? Estou doida pra baixar e não consigo... Beijos e Feliz Natal!