segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TAXI DRIVER - 1976



Tamo na área!!

A bandidagem cinematografica, safada, sem um pingo de vergonha na cara e sem nada de edificante pra contar, liga sua moviola para trazer um puuuuuuutaaa filme da história de nossa sala escura.

TAXI DRIVER de Martin Scorcese está em cartaz.

O ano era 1976. No elenco, um jovem ator novaiorquino de nome Robert De Niro era o responsável pelo personagem Travis Bickle. Um sujeito de 26 anos frustrado e alienado que conta pra todo mundo que foi chutado do Corpo de Fuzileiros Navais. Um puto louco, chapado de neuras e insonia que decide fazer algo e a priore descola um trampo como taxista na cidade em nova York no turno da madrugada. Com o tempo que sobrava livre, o desgraçado se acabava nos cinemas pornôs da big apple. E foi dessa forma, sem dormir, sem nada de juízo no quengo que Travis, se entope de violência e absorve toda a sujeira mais escrota da cidade. Não ia demorar muito pro malucão começar a fazer merda...

Mas ae as merdas que ele faz vocês asssitam pra saber que senão nem é legal...

Taxi Driver foi o filme responsável pela consolidação de Robert De Niro dentro do mercado cinematografico mundial. O ator que já havia trabalhado no antológico PODEROSO CHEFÃO, que já havia começado a parceria com Martin Scorcese em CAMINHOS PERIGOSOS, passa a ser visto em outro patamar por hollywood. Muito disso por conta do próprio Scrocese.

Martin Scorcese, uma cria do Inside actors studios de Lee Strasberg, marca o inicio de uma nova geração de cineastas Novaiorquinos, como George Lucas, Francis Ford Coppola, Wood Allen, todos completamente apaixonados por trabalhos outisiders de Roger Corman e Russ Meyer, que a partir da segunda metade dos anos 70, criam uma nova linguagem para o cinema, voltando suas cameras para tudo que rolava dentro dos bairros mais podres de sua cidade.

Assim se passa com esse baita filme e agora vou parar de falar. Como sempre, o filme esta completão, com legendas, e de gratis. Só dar o play e ser feliz...

Corri!!!



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O SEGREDO DO BOSQUE DOS SONHOS - 1972



Tamo na área e se derrubar... A gente capota no soco! Aqui é o cinema dos Bandidos Do Cine Xangai, não tem nada politicamente correto nessa porra, atravessar o caminho mermão, toma é sapêco! Dia de hoje apresentaremos um sujeito que não tem por parte dos envolvidos no cinema, o devido reconhecimento. Lucio Fulci e o seu O SEGREDO DO BOSQUE DOS SONHOS é a pelicula da vez...


Tae um filme que faz parte daquela caralhada de ótimos trabahos que passa batido, muitas vezes por conta de uma série de preconceitos idiotas que infestam a sétima arte. Fulci é vitima disso, porque é italiano mas não é o Felini. Não tem o rótulo do Neo-Realismo que tinha um De Sica, a simpatia da critica que sempre teve um Michelangelo Antonionni. Aliás fazem isso como se tivesse um Luchino Visconti a cada esquina... Bem; Fulci é um baita diretor!

Tem uma maestria ímpar para misturar generos como faroeste, thriller e filme policial, para conseguir construir uma narrativa original. Consegue isso genialmente em O Segredo... Numa história que se concentra em misteriosos assassinatos a crianças de um pequeno e supersticioso vilarejo no interior da itália, fazendo contrapontos espetecaulares.

O vilarejo da parada é tão atrasado e fechado em sua própria cultura mística, que parece um outro mundão. E dana a começar os assassinatos e como de praxe, eles atraem jornalistas que chegam na quebrada e ficam abrestados com a cultura supersticiosa do povo. Um assunto tratado de forma no mínimo interessante pelo filme - direção e roteiro trabalhando em conjunto, para evidenciar esse 'combate'.


Direção ABSURDAMENTE ESPETACULAR DE FULCI!! Uma aula de cinema, de roteiro, de trabalho de cameras, de flerte com o noir, com o expressionismo... Temos aqui uma grande honra de poder apresentar Lucio Fulci pra corja toda.


O SEGREDO DO BOSQUE DOS SONHOS é um filme da medida exata. Angustiante, veloz e sincero, tendo servido de inspiração para grandes trabalhos dos nossos dias. Quentin Tarantino o homenageia em CÃES DE ALUGUEL quando Mr. Blonde tortura o cana e bem... O reesto agora vocês assistam ae...

Corri!


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ROCK AND ROLL HIGH SCHOOL - 1979



Yeahhh... Hoje o Cine Xangai trata de assuntos do coração. De milhares de corações apaixonados pelo bom e velho rock and roll, e pelo ótimo e lendário RAMONES.

Então falaremos do seminal filme ROCK AND ROLL HIGH SCHOL. O filme que mandou os Ramones para as telas de cinema do mundo todo.

A época era 1979. Uma época em que o mega produtor Roger Corman, tava com os burro na sombra e bem, se já naquela época ele jogasse todo dinheiro dele nas profundezas ele apagaria o fogo do inferno... Tava milionário! Então decidiu considerar o roteiro de um jovem apaixonado pelo rock and roll, de nome Allan Arkush. Não seria nada demais...

A história passa pela escola Vince Lombardi e pelo de sejo de um aluno, de trazer para um show sua banda preferida. E ae vem a diferença que faz do filme algo muuuuuuuitoo diferente dos demais; Ramones!

RAMONES é a banda que vai tirar o sossego da diretora do colégio. E mais; A banda que em 1979 já tinha implacado o classico Rocket To Russia, havia revigorado a cena artistica de nova york e sem nenhum exagero... RESSUCITOU O PRÓPRIO ROCK AND ROLL!

Era uma época em que a porra do rock progressivo e sua suntosidade absurda afastava cada vez mais o rock de seus fãs. Quem bom que os Ramones fizeram o contrário e mandaram seus tres acordes pro mundo todo. A bandidagem aqui, feliz da vida, exibe essa comédia de hoje, muito mais em agradecimento por tudo que esses caras fizeram em nossas vidas, do que por qualquer algum motivo que se pretenda edificante...

Hoje, tem ROCK AND ROLL HIGH SCHOL com Ramones na trilha sonora e mais Brain Eno, Alice Cooper, Devo, Fletwood Mac, Velvet Underground e tudo maisss...

Corri!