quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A MEIA NOITE LEVAREI SUA ALMA - 1964


Well, Well, Well como diria o outro... Aqui estou, o FRENTE desse crime trazendo um tanto de charme pra essa criminalidade nossa do dia. E como sempre acontece, trago boas novas. Agora são BOUUUUUUUUASSS novas mesmo. Os meus bandidos andaram trabalhando bem e trouxeram... não um bandido qualquer mas, O DONO DA PORRA TODA para esse cinema que agora sim, passa a ter alguma decência. Hoje vamos falar daquele que para nós é o maior nome, mas disparado mesmo... o Maior nome do cinema nacional. JOSÉ MOJICA MARINS traz o e seu ESTA NOITE ENCANAREI TEU CADAVER são os convidados dessa sala profana.


E para nos ajudar a falar do mestre, O DONO DA PORRA TODA vem pro cine xangai; CARLOS REINCHENBACH nos da a honra da paricipação nesse texto. Perguntamos para o mestre, o que ele achava, como ele via o papel do Zé Mojica no cinema nacional. Nos disse o seguinte:


Mojica é um criador absolutamente original, instintivo e "bárbaro e nosso" (parafraseando Oswald de Andrade). Mojica inventou o horror caraíba. Como disse Rogério Sganzerla na abertura do filme AUDÁCIA!, Mojica filma o "homem brasileiro": primitivo, recalcado e submisso. Não se pode compará-lo a nenhum outro cineasta estrangeiro porque é único. Mojica e Glauber Rocha podem ser chamados, sem nenhum exagero, de gênios da raça, por terem "inventado" os dois personagens míticos do cinema nativo: Antonio das Mortes e Zé do Caixão...”



Então já vamos começar a partir dae; Falamos de alguém genial. Sua criação não seria menos que isso...


Em MEIA NOITE... Mojica nos apresenta o agente funerário Zé do Caixão; Um sujeito temido e odiado pelos humildes moradores de um vilarejo, que vive a demente obsessão de gerar o filho perfeito, que possa garantir a perpetualidade de seu sangue. Ele busca pela mulher ideal, aquela que será capaz de conceber sua criança, e não hesita em matar todos que ousam interferir em seus planos.


Tudo começa de um pesadelo recorrente de Zé Mojica, onde ele via um vulto, arrastando-o até seu próprio túmulo. Dessa forma concebeu o primeiro filme de horror do cinema brasileiro.


Com ele, Mojica coloca o personagem Zé do Caixão na categoria de imortal na galeria dos monstros macabros do cinema fantástico de todo o mundo, vencendo diversos prêmios internacionais e seguiu sua saga em Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver de 1967.


José Mojica Marins é sem dúvida um dos maiores nomes do cinema nacional, único com real sucesso E MERCADO dentro do cinema mundial, citado por Rob Zombie, George Romero, Lucio Fulcci, como gênio, ídolo de caras como Alex De La Iglesia, completamente apaixonado pelos seus filmes, Mojica tem por parte da cinematografia mundial, esse reconhecimento. Se o Brasil não entende isso, foda-se! Aqui no Cine Xangai, entendemos e enaltecemos este, que é um dos grandes orgulhos de nossa moviola bandida.



Bem, vou à minha cerveja, ao sm de Jacob do Bandolim. Assistam, plebe...











Nenhum comentário: