segunda-feira, 2 de agosto de 2010

THRILLER - 1974


um tempo atrás o Centro Cultural Vergueiro, cá em sampa, fez uma mostra de filmes que o Tarantino gosta, indica e recomenda. Mas ficou para a mãe do programador assisitr! Só pra variar um bocado de gente não teve tempo de aproveitar dos bons filmes à mostra. Ma num tem erro. Aqui, não é “mostra” porque quem se mostra é puta e, embora nada tenhamos contra, somos bandidos e não maria-mureira... Hoje no cine bandido é a vez de Thriller – 1974. Capivara é a seguinte:


Madeleine, uma menina incapaz de falar devido a um safado, molambento que tentou estrupra-la quando criancinha, vive com os coroa numa fazenda e se lasca, quando perde o onibus que pegava para a terapia que fazia. Então, cai na lábia de um desalmado, canalha, sem-mãe, que da-lhe um pico de heróina viciando a bichinha em droga e posteriormente em putaria.


A partir dae a vida da pobre vira um inferno; Apanha, toma cascudo, vira puta do sujeito, dando pra todo mundo e a grana indo toda pro desgraçado. Tá. Isso a grosso modo. No entanto outros apspectos tem que ser abordados aqui.



Vingança...


Ótimos filmes já foram feitos com esse mote. Só pra não ir muito longe, fiquemos acá com Old Boy de Chan-Wook Park. Tem também Kill Bill do nosso caro Tarantino que aliás, é totalmente inspirado em Trhiller. Aliás isso é um barato...


O PRÓPRIO TARANTINO em entrevista para a Rolling Stone de junho de 2007, diz alí textualmente que “Kill Bill é uma grande homenagem a Bo Arne Vibenius, (diretor ...) e ao seu Trhiller de 1974. É um trabalho cujo a originalidade não vem ao caso, não é o principal. É um tributo, uma ode as cameras lentas dos anos 70...” Ou seja; O Grande Tarantino ta muito bem resolvido com seu trabalho. Os fãs, pelo que me parece, não. Bem, foda-se os fãs. Vão ler... Mas voltando ao que nos apetece, Trhiller tem várias referencias que virariam quase que um padrão nos anos 80.


Sons bizarros que beiram a irritação mesmo... em cenas fortes, uso da câmera lenta em duelos, travellings criativos, camera na não em planos sequecia, pra lá de bem feitos e uma história forte, pungente na continha lógica entre violência e cenas de sexo reais, mesmo não ficando claro na época, que elas tenham sido feitas pela atriz principal, a linda Christina Lindberg. Mas como não vivemos a época da “mitologia de ralo”... Seguinte:


NÃO FORAM FEITAS AS POR CRISTINA LINDBERG AS CENAS DE FODEÇÃO! Ela tinha 14 anos há época. As cenas fora editadas de filmes pornôs suecos, cortadas na mão, em uma moviola véia. A fonte é a Cahiers du Cinema, edição 1437, de setembro de 1976. Bom, se você que le, não consegue entender a gente depois bola um desenho. Voltemos...


"Thriller - A Cruel Picture" vai muuuuuuuuuuitoooooooo além de um réles filme de ação e violência explicita. Sua contribuição para o cinema é até maior que o "Kill Bill" do Tarantino, graças às cenas de vingança: como na ótima seqüência da perseguição de carros, no tiroteio com dois policias que tentam parar a moça e no genial confronto com canalha safado que lhe fudeu a vida.


Um baita filme que merece ser visto por retratar a vingaça tendo como ponto máximo a forma lenta e bonita que o diretor utilizou para formar o retrato real da crueldade humana e de uma conseqüente sangrenta vingança.


E já falei pra carai;


Corri...




6 comentários:

Ramirez disse...

Putz que beleza esse filme! Perdi o filme na mostra. Grato pelo e-mail!

Lauro disse...

uauuuuuuu!!! Ta ficando cada vez melhor isso aqui!! Vou deixar meu e-mail pro mailling também:

laurentisgantinis@yahoo.com.br

obrigado!

Gabriel Sutti disse...

É bem bacana ler um texto sui generis como esse falando de algo tão elitizado como cinema. Mesmo o cara lendo Cahiers Du Cinema, dos anos 70, sendo que só pode ser coleção, mesmo sendo um sujeito cool, fala de cinema com simpolicidade e isso é bacana. Quanto ao filme, gosto bastante. Queria saber se vcs tem o Anita, de 1973 com a mesma Cristina Lindberg....

Parabéns!

Thiago Di Biaggio disse...

Muito boa a idéia e a iniciativa de vcs bandidos... Esses são filmes que não se acha nem na gringa. Aqui não rpecisa nem baixar e meu, to curtindo todos!

valeu!

meu e-mail pro mailling:

di.biaggio@hotmail.com

MARCELO MENDEZ disse...

Lauro, seu nome ja ta no mailling, valeu a vc, ao Thiago e ao Ramirez. Gabriel, eu entendi o que vc quis dizer. Cinema é elitizado sim em sua produção porque é um troço caro e nem todo mundo pode fazer cinema. Ver cinema, tem milhares de formas, principalmente hoje em dia para tal. Eu tenho 38 anos e me formei no princípio, via tv por exemplo. Quanto às minhas Cahiers, eu herdei algumas, ganhei outras de meu amigo Finatelli e em 2010 comprei outras tantas mas não tenho a melhor fase dela não... Tenho entre 1972 até 1978. Não sei se sou "cool", sou palmeirense e filho de dona claudete. Isso eu tenho certeza. Quanto ao filme que pediu, vai acompanhado ae, talvez um dia vc o veja aqui

Abraços

Anônimo disse...

Parambas pelo site, gostei de coração.
Agora, verifique essa informação de que Christina Lindberg tinha 14 anos na época das gravações. Afinal ela nasceu em 1950 e o filme é de 1974... ABS